Senac Sorocaba e Itu lançam Plano Regional de Turismo do Roteiro dos Bandeirantes

Nesta segunda-feira (5), representantes do poder público das prefeituras de Itu, Cabreúva, Salto, Porto Feliz, Araçariguama, São Roque, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e membros de associações profissionais do turismo se reuniram no Senac Sorocaba para o lançamento do Plano Regional de Turismo da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes, um documento estratégico para o desenvolvimento do turismo das regiões que contemplam as oito cidades. O evento foi mediado por Rodrigo Amaral, gerente das unidades do Senac Sorocaba e Itu, com participação de Jorge Silveira Duarte, coordenador do Programa de Regionalização do Turismo do Senac São Paulo.

Segundo Rodrigo Amaral, o trabalho de construção do plano iniciou em setembro de 2016 e envolveu o poder público e a rede privada, com iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) e mediação do Senac. Durante o período, foram realizados encontros para a discussão de diretrizes e informações para compor o plano. “Todo o processo aconteceu de forma aberta e colaborativa, justamente para que os envolvidos se apropriassem do trabalho e desenvolvessem as competências do pensamento, engajamento e trabalho regionalizado”, afirma.

O Plano Regional de Turismo contempla informações para o planejamento da atividade turística, como por exemplo, a quantidade de leitos de hotéis para hospedagem em cada cidade, calendários de eventos regionais, possíveis rotas turísticas e gastronomia típica. “Através desse documento, os municípios poderão trabalhar em projetos de implantação do turismo de forma regional para que as cidades atuem de forma colaborativa para proporcionar serviços de qualidade para quem for visitar os pontos turísticos”, destaca.

De acordo com Jorge Silveira Duarte, coordenador do Programa de Regionalização do Turismo do Senac São Paulo, o plano tem o intuito de incentivar os municípios a investirem naquilo que têm de melhor e a pensarem de forma regional nos atrativos de cada município. “As cidades podem se ajudar com a complementariedade de serviços, equipamentos e atrativos turísticos para juntas serem uma força política para chamar a atenção para mais recursos e melhorias de estruturas”, observa.

Roteiro dos Bandeirantes

O Plano Regional de Turismo da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes contempla a antiga Rota dos Bandeirantes – por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga para descobrir o território nacional. O trajeto abrange as cidades de Itu, Cabreúva, Salto, Porto Feliz, Araçariguama, São Roque, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus.